quinta-feira, 5 de abril de 2012

Do surgimento do blog

blog 4      Blogar… Eu não fazia a menor ideia do que isso significava e, meio que por acaso, acabei por descobrir que uma pessoa comum pode ter um espaço em um veículo de comunicação amplamente conhecido e utilizado: ainternet.
      Vou lhes contar uma breve estoria sobre o surgimento deste blog. Sei que ainda é cedo para fazer isso, mas…
     A edeia surgiu quando eu e um amigo conversávamos sobre música. Eu já trabalhei com música, porém não fui bem sucedido. Então lhe falei da dificuldade de ganhar a vida com música, de conseguir espaço para divulgar o trabalho e por aí vai… Ele me sugeriu que utilizase um blog para fazer ataldivulgação.
       Daí eu parei pra pensar… Um blog? Sim, um blog. Vou criar uma página pessoal na heb e postar o que me der na telha. Não tinha o objetivo de divulgar qualquer coisa que fosse; apenas me divertir.
        Bem, eu já tinha a ideia, só faltava uma plataforma. A primeira que utilizei era perfeita, um layout magnífico e muito atrativo, porém apenas o primeiro mês de uso era gratuito. Eu não sabia se esse negócio ia dar certo, então não queria ter gastos. Tentei com mais três plataformas até encontrar o Blogger.
      Não necessita de instalação, criação de blog rápida, muito espaço para alojar suas imagens, customização de desing, gratis, curva de aprendizado curta. Também permite criar páginas estáticas, usar outros tipos de monetização além Adense, excluir a toolbar superior, adiquirir domínio com redirecionamento automático por parte da Google, entre outros benefícios.
       A prícipio, as minhas postagens tinham um tom muito simplório, o que mdou um pouco quando resolvi conhecer outros blogs. Os que mais me atríram foram os de humor, pois eram mais compatíveis a minha personalidade. Aos poucos comecei a perceber que esses blogs possuíam muitos recursos: um espaço reservado para divulgação, links para redes sociais, formulários para contato, em fim… Tudo o que eu precisava ter.
       Por essa época, descobri um site chamado Escola Dinheiro, onde baixei o livro Como criar um blog: De desconhecido a problogger. Esse livro mudou muito o meu conceito sobre os blogs. A partir daí comecei a investir em recursos, começando do zero novamente. Como fiz isso? Valendo-me do site Dicas para blogs e todos os vídeos tutoriais disponíveis no youtube.
        Sem dúvida a escolha mais relevante foi a do template. E não foi por acaso, sou fã do seriado Chapolin já de ha muito tempo. O personagem, assim como Dom Quixote, tentando fazer a coisa certa, acabava por fazer a errada. Me identifico muito com ele; principalmente por ser um pouco desastrado, mas essa é uma outra estória.
            Então é isso. Sigam-me os bons!
          

0 comentários:

Postar um comentário